Buscar
  • Rizia Lorayma

Sustentabilidade na Arquitetura e Design - Semana do Meio Ambiente 🌳

Post novo na área!


O post dessa semana é um pouquinho do que rolou na palestra do dia 8/6 no instituto Canto Vivo - Shopping ABC.

Trouxe algumas fotos e vídeos para vocês verem um pouco do que aconteceu no sábado, na palestra sobre sustentabilidade.


bem concentrada! rs


Abordei assuntos muitos interessantes como: impacto da construção civil, urbanismo de cidades e seus atos sustentáveis para qualidade de vida, edifícios de São Paulo com certificado LEED, curiosidades sustentáveis, decoração, DIY e algumas experiências profissionais.

Teve gente que adorou tanto a palestra que na mesma semana foi visitar um dos edifícios apresentados, saca só meu amigo Marcelo indo visitar no domingo, um dia após a palestra.


Confesso que é gratificante saber que consegui passar um pouco dessas construções sustentáveis e que fazem parte de uma nova era de edificações sustentáveis no nosso país.



Sobre a palestra, iniciei abordando sobre os impactos que trazem a construção civil, só aqui em São Paulo, acumulamos 17 mil toneladas de resíduos de obra. É assustador.

Debatemos também sobre cidades europeias e como elas podem servir de exemplo para o mundo, de como é ter qualidade de vida ajudando o meio ambiente, países como: Barcelona, Amsterdam, Paris, Berlim e Brasil.



Essas cidades europeias tem características de requalificação de espaço público, mas nosso país também vem adotando algumas dessas características.

Temos aqui um exemplo na imagem, o Edificio Pátio Victor Malzoni, situado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477. O conceito desse projeto é muito interessante, existe uma casa bandeirista do século 18, tombada em 1982 e a edificação foi pensada 100% através dessa casa. Estamos falando de 40m de vão livre por 30m de pé direito! Uau! O escritório pensou como "uma conexão entre o passado e o futuro."

Alguns dias da semana a grande área vira um espaço de convivência bem interessante.


Mas porque estou falando de restauro de patrimônio histórico em uma palesta de sustentabilidade?



Simples, REqualificar ou REutilizar também é um ato sustentável! 🙂


Semana que vem falaremos um pouco mais dos green buildings e depois o tão amado #DIY (do it your self/faça você mesmo).


Um abraço e obrigada por sua presença aqui. ❤️


197 visualizações
FALE CONOSCO
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Instagram

© RLstudio Arquitetura e Interiores